
Todos nós somos donos de uma empresa, sem, ao menos, sabermos que somos empresários. É isso mesmo, imagine que seu cérebro é uma empresa e que seus pensamentos, sua inteligência, seus movimentos, sua linguagem, entre outros, são seus operários. Esses operários precisam estar atentos a certas operações, a certos gatilhos que criam armadilhas para incitar seu insucesso ou criar as chances de sua vitória. Não permita que seus operários deem a vaga que é sua por direito a outro candidato.
Parafraseado as ideias de, um renomado psicólogo e estudioso do cérebro humano, Tony Buzan, é preciso que você aproveite a sua mente ao máximo estudando, em primeiro lugar, o que ela é. De acordo com Buzan, as maiores funções desta empresa consiste na recepção (o cérebro recebe informações), no armazenamento (o cérebro retém e armazena informações), na análise (nesta etapa, o cérebro reconhece padrões e organiza as informações que façam sentido) e, por último, na saída, etapa cuja liberação das informações acontece de várias e diferentes formas.
Como podemos perceber, todos nós temos a capacidade de recepcionar, armazenar, analisar e dar saída aos nossos conhecimentos aprendidos. Nosso cérebro ou porque não chamarmos nossa empresa processa as informações de duas maneiras: uma consciente e outra automática e ambas trabalham em conjunto. Quando estamos aprendendo os polinômios, nosso cérebro se esforça para recepcionar o conteúdo e armazenar o conhecimento, convertendo o que foi aprendido em um processo automático, por exemplo. O mais inteligente que você, como dono dessa empresa, pode fazer é automatizar o raciocínio por meio da prática, do exercício diário. Dessa forma, você vai driblar as armadilhas que nosso cérebro, ou melhor, nossa empresa pode nos fazer cair. São armadilhas acionadas por gatilhos, que se você os conhecer, pode evitá-las.
Vamos conhecê-los:
- “Eu já sei esse assunto”
Quando você está assistindo a uma aula que o faz rever conteúdos já vistos ou acredita que já aprendeu esse assunto antes, seu cérebro automático aciona o gatilho do já sei e acaba distraindo sua atenção. De repente, você se encontra olhando o celular ou prestando a atenção no tênis do colega ao lado. Portanto, fuja desse gatilho e fique atento a qualquer assunto, principalmente em tempos de pandemia quando o estudo acontece, na maioria das vezes, no seu quarto. Sempre há algo novo a ser aprendido.
- “Eu não vou conseguir aprender”
Dependendo de sua aptidão, algumas matérias se tornam quase inacessíveis para você. Saiba que seu cérebro inteligentemente age de forma automática excluindo qualquer possibilidade de aprendizagem. Por isso, nada de achar que não vai conseguir aprender isso ou aquilo. Você está terminantemente proibido de pensar dessa forma. Você é capaz sim e trate de burlar esse gatilho e creia que tudo é possível, basta você acreditar.
- “Para que serve isso?”
Quem nunca assistiu a uma aula, cujo assunto, na nossa mente, jamais será empregado ou usado? Pois é, basta inferirmos isso de um assunto X que logo nosso cérebro automático atua e nos traz distrações que nos impossibilitam de aprender a matéria ministrada. Sendo assim, tudo sempre tem uma serventia. De repente um dia o assunto X que você acreditava não servir para nada, terá uma aplicabilidade.
Diga Não a esses gatilhos e sim a outros 3 “D”!
Se separados já causam um estrago gigante, imaginem juntos? Por isso, nada de buscar a sua sabotagem, nada de entregar o ouro a seu concorrente. Você não chegou até aqui, vésperas de dar saída a todo o conhecimento adquirido por anos, para simplesmente deixar sua empresa entrar em falência. A partir da leitura deste artigo, lembre-se de que seu cérebro automático se alicerça em seus pensamentos, portanto nada de abrir caminhos para “eu já sei”, “eu não consigo aprender” e “para que serve isso?” Sempre haverá algo novo a aprender, é importante revisitar lugares já conhecidos, sempre nos escapará um detalhe que pode fazer a diferença no ENEM. Antecipe exercícios, dedique-se a seu sonho, ele te pede algumas horas de esforço agora, mas a recompensa será magnífica no amanhã. Aprofunde assuntos que acredita dominar, saia da zona de conforto e debruce-se nos assuntos que acha mais difícil, supere-se. A vaga é sua, busque-a! Não se assuste com dificuldades, elas sempre estiveram em todos os lugares. É importante combater os gatilhos que impedem sua vitória. Tenha um sonho, alimente-se dele até torná-lo real e a partir de agora, não se esqueça de que a mãe da excelência é a repetição e diga sim aos 3 “D”: decisão, disciplina e determinação! Eles farão a vaga ser SUA!!!
Para mais conteúdo gratuito, entre agora no nosso grupo vip!