Vocês acham mesmo que só de números vive a matemática?

Na maioria dos casos, sim, mas não em todos. Por isso, vamos juntos embarcar no contexto histórico que nos possibilita entender o surgimento da Geometria.
As invenções dos homens surgiram por meio de uma necessidade básica. Dessa forma, há séculos passados havia uma necessidade de fazer a medição de terrenos. Assim surgiu a Geometria, a palavra geometria é composta de duas palavras gregas: geos (terra) e metron (medida), isto é, medir terras. Logo, foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o surgimento tanto da matemática, quanto da geometria.
Todavia, o que se diz a respeito do surgimento da geometria é que o fato do rio Nilo transbordar para além do que se esperava, espalhando lamas aluviais fazia com que ele destruísse as marcas que eram feitas para delimitar as posses de terra. Desse jeito, como as terras perdiam suas linhas de demarcações, vários conflitos eram gerados por meio dos indivíduos e das comunidades que não sabiam exatamente qual terra lhe era pertencente.
Como os faraós eram os reis do Egito Antigo e deles eram as palavras absolutas diante da sociedade sobre a vida política, militar, religiosa e econômica, resolveram passar a nomear funcionários, os agrimensores, em que sua função era a de avaliar os prejuízos das cheias, para que assim fosse restaurando as fronteiras que foram desfeitas entre as diversas posses.
Foi desse modo que surgiu nossa necessária geometria. Os agrimensores, ou esticadores de corda (assim chamados devido aos instrumentos de medida e cordas entrelaçadas concebidas para marcar ângulos retos), acabaram por aprender a determinar as áreas de lotes de terreno dividindo-os em retângulos e triângulos.
Embora alguns estudos mais atuais sejam contrários a essa questão, acredita-se que de fato a origem da geometria localiza-se no Egito, já que, para a realização das pirâmides e de diversos outros monumentos da civilização egípcia, foram utilizados os conhecimentos geométricos.
Então é isso, espero que vocês tenham curtido o passeio pelo o universo histórico com a finalidade de extrair, ainda mais, conhecimento matemático. Vamos que vamos!